top of page

Como eu faço meus resumos!


Olá, recebo muitos direct no insta me perguntando como eu faço meus resumos então resolvi tentar explicar kk Primeiramente, não tem fórmula mágica galera! Eu tenho costume de fazer resumo desde a quinta série e isso me ajudou a ir aprimorando eles. Uma coisa que me ajudou a começar a filtrar o que realmente vale a pena colocar em um resumo é a resolução de questões (MUUUUUUUITAS QUESTÕES)... Duvido que você nunca fez os exercícios de um módulo e pensou "Meu Deus só cai sobre o assunto x".. Não adianta se iludir e se matar de estudar só o assunto Y que você gosta mais e fazer um resumo lindo sobre aquilo se o que cai em disparada é o assunto x, entende?! Outra coisa, eu faço resumo TODO ano... só de vestibular eu já fiz 4 de cada assunto.. E eu faço isso justamente para ir filtrando oq eu achava importante no ano anterior e hoje eu não acho. Além disso, a cada ano que você estuda vc acaba aprendendo uma coisinha a mais e eu odeio ficar rabiscando resumo antigo kkkk Tirando que, PARA MIM, fazer resumo ajuda a memorizar e também deixa as coisas melhor encaminhadas para as revisões. Ah, e não adianta copiar o que ta escrito no livro... Se essa fosse a intenção se chamaria xerox e não resumo.. ESCREVA COM AS SUAS PALAVRAS. A partir do momento que você começa a parar para pensar como você vai passar aquele assunto para o papel as coisas começam a ficar mais claras. Se você não entendeu muito um assunto e só copia o que ta no material didático vc nem vai perceber que você não sabe nada... E não adianta nada fazer um resumo que não vai servir pra coisa nenhuma.

Agora sobre como eu monto o resumo é assim: Eu assisto aula, leio a teoria, faço os exercícios (eles podem ser um bom reforço para a teoria), pego os meus resumos anteriores e junto tudo... Tiro umas coisas que eu acho que não tem mais finalidade, acrescento o que eu aprendi de novo e tento dar uma aprofundada em algumas coisas (não adianda ficar na mesma para sempre né). O resto é pratica gente... Quanto mais resumo você fizer mais fácil vai ficar. Outra coisa, cada um tem a sua maneira de aprender... Não adianta você fazer resumo se a sua maneira de aprender é recitando poemas ou cantando kkk Não adianta vc fazer resumo em tópicos se você aprende mais fazendo textos. NÃO ADIANTA COPIAR O JEITO DE APRENDER DO OUTRO PQ VC NÃO É ELE. Temos que testar todas as maneiras, pegar o que existe de bom em cada método e fazer o SEU MÉTODO. Eu já fiz resumo de tudo que é jeito e achei que o melhor (até agora) é o jeito que eu faço, mas pode ter muita gente que odeia o meu jeito. Então a melhor dica que eu posso dar é: SE CONHEÇA. É só assim que os seus estudos vão para frente. Espero ter ajudado um pouco. Beeeeijos e qualquer coisa é só vir falar comigo.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram - Black Circle
bottom of page